Tema do encontro foi o desenvolvimento do turismo na região da Serra
O presidente do Legislativo caxiense, vereador Zé Dambrós/PSB, participou na tarde desta quinta-feira (27/07), na Câmara de Vereadores de Farroupilha, de mais uma reunião do Parlamento Regional que reúne os presidentes das Câmaras de Vereadores de inúmeros municípios da região da Serra.
Conforme Dambrós, que também é vice-presidente do Parlamento Regional, o espaço do debate foi ocupado pela discussão em torno do desenvolvimento do turismo na região da Serra. Durante o encontro, a diretora executiva da Instância de Governança Regional Uva e Vinho para o Turismo (Atuaserra), Beatriz Paulus, disse que os legislativos devem estar atentos às políticas de incentivo ao turismo que partem do Estado ou governo federal. Beatriz também abordou a importância da questão da “territorialidade”, ou seja, saber criar leis que desenvolvam o território com zoneamento, levantamento das dificuldades geográficas e mesmo ambientais e as diferentes situações que possam afastar um possível empreendimento turístico no futuro.
“É importante olharmos para um plano diretor que vise o desenvolvimento do turismo. Outra coisa é o incentivo ao turismo. O setor deve ter o mesmo olhar que se tem para a indústria. Se a indústria tem incentivos, o turismo também deve ter. É preciso uma legislação que deixe claro que existirá energia, água, saneamento básico, recolhimento de lixo e abertura de acessos para que o turismo tenha a efetivação de um empreendimento com responsabilidade e eficácia. Não adianta tentar a instalação de um empreendimento se não possui estrutura”, finalizou Beatriz.
Na oportunidade, a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Farroupilha, Regina Célia Ducati, também colocou o posicionamento do município em relação ao turístico local, que desenvolve ações para atrair visitantes e turistas através da venda de confecções, roupas e malhas, a busca pelo turismo das paisagens naturais e o religioso, com a presença de milhares de pessoas, mensalmente, vindas de diferentes municípios e estados para conhecer o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio.
“Falamos da nossa trajetória e do turismo para ações na área. Temos o desenvolvimento do nosso site que potencializamos o turismo como uma das formas para atrair pessoas para nossa cidade”, ponderou Regina.
Já Dambrós afirmou que Caxias do Sul vem procurando desenvolver ações no turismo com o intuito de atrair ainda mais visitantes. Segundo ele, 2024 será diferente pois será ano de Festa da Uva, o que representará a chegada de milhares de pessoas até a Serra.
“Será uma grande Festa da Uva com muitos turistas. Diariamente, Caxias do Sul recebe centenas de pessoas através do Aeroporto Hugo Cantergiani. Desenvolvemos aqui o turismo do serviço porque aqui temos grandes empresas. Entretanto, devido ao Aeroporto, é de Caxias que muitos visitantes partem para conhecer Bento Gonçalves, Flores da Cunha e a própria região das Hortênsias. Nosso turismo vai crescer ainda mais com a idealização do Aeroporto de Vila Oliva. Precisamos estar preparados e com um turismo forte que englobe não só Caxias mas a região da Serra”, completou Dambrós.
O presidente do Legislativo caxiense também aproveitou o encontro para convidar todos os presentes na reunião para participar da Festa da Uva de 15 de fevereiro a 3 de março de 2024, no Parque de Eventos Mário Bernardino Ramos.