Termo assinado nesta segunda-feira (11.09) prevê ainda, durante um ano, a prestação de serviços médicos veterinários, exames e internação de animais resgatados
Uma demanda da causa animal em Caxias do Sul será atendida por meio da iniciativa inédita da Prefeitura de Caxias do Sul a partir desta semana. Nesta segunda-feira (11.09) foi assinado o convênio entre a Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), e a Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), para a prestação de serviços médicos veterinários e castrações de cães e gatos. O ato foi realizado junto ao Instituto Hospitalar Veterinário (IHVET) da UCS, no bairro Petrópolis.
Em abril deste ano o prefeito Adiló Didomenico sancionou a lei que permitiu a oficialização do convênio. O objetivo, argumentou o chefe do Executivo, é ampliar o número de castrações de cães e gatos de tutores de baixa renda ou que não tenham tutor, bem como o transporte de pequenos animais para esterilização. Por meio do termo será possível também ampliar a realização de exames e da internação de animais resgatados.
Segundo o titular da SEMMA, secretário João Uez, o convênio tem aporte de R$ 2,5 milhões por parte da Prefeitura, o que visa contemplar a realização de até 8 mil castrações no período de um ano, uma média superior a 660 procedimentos mensais. “Este será o primeiro de muitos convênios com a UCS, em breve teremos outro envolvendo o curso de Direito. Esta ação aqui hoje comprova a preocupação do governo com a causa animal”, frisou o secretário.
O reitor da Universidade de Caxias do Sul, professor Gelson Leonardo Rech, destacou a relevância do IHVET, inaugurado em julho do ano passado no campus sede da UCS, ambiente que está preparado para a formação integral de profissionais de Medicina Veterinária e que possui estrutura modelo em saúde animal no Brasil. “Teremos plantão 24 horas. Além disso, nosso ônibus irá aos bairros realizar procedimentos e conscientizar a comunidade, trabalho educativo que será ampliado jundo aos universitários”, comentou o reitor.
O prefeito Adiló Didomenico pontuou que serão priorizadas inicialmente as demandas protocoladas junto à SEMMA, bem como os cadastros efetivados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), contemplando famílias consideradas em vulnerabilidade social. “O convênio possibilitará aos acadêmicos uma formação diferenciada, com prestação de serviços nos bairros. Trata-se de um serviço de excelência, prestado numa estrutura que é referência no Estado e no País”, disse o prefeito Adiló.
Além do convênio com a UCS, a prefeitura contratou em maio deste ano a empresa Animali Centro Médico Veterinário para a castração de 1,2 mil felinas e cachorras no município. A medida foi possibilitada por meio do repasse do Governo do Estado de R$ 274,4 mil pelo programa “Melhores Amigos – Bicho sente como gente”.
Acompanharam o ato nesta segunda-feira secretários municipais, vereadores, o coordenador do Departamento de Proteção Animal (DPA) da SEMMA, Paulo Vinícius Bastiani, órgão responsável pelas castrações; o diretor do IHVET, professor Leandro do Monte Ribas, além de pró-reitores e servidores da SEMMA.
Últimas notícias