Wagner Petrini, participa de assinatura de convênio com Governo do Estado para construção de 227 casa populares

Na última semana o governo federal já havia anunciado a construção de 440 unidades habitacionais em Caxias

Após o Governo Federal divulgar a lista das cidades contempladas na nova edição do Minha Casa, Minha Vida, e confirmar a construção de 440 unidades habitacionais em Caxias do Sul, na sexta-feira (24) foi a vez do Governo do Estado fazer outro importante anúncio para a habitação popular: 227 casas populares serão construídas através do programa “A Casa É Sua” no município.

O Secretário Municipal de Habitação Wagner Petrini, esteve juntamente com o prefeito Adiló Didomenico, e a moradora Tatiane Ramos dos Santos, representando prefeitos e famílias beneficiadas pelo programa, na solenidade que aconteceu no Palácio Piratini, em Porto Alegre, na última sexta-feira (24).

Moradora de uma área invadida do bairro Mariani, Tatiane sentou, durante a cerimônia, ao lado do prefeito Adiló Didomenico, que foi convidado a falar pelo governador Eduardo Leite em nome dos municípios contemplados. “Governador, o senhor não imagina o alento que o senhor traz nesse momento”, disse Adiló, lembrando dos momentos difíceis que o Rio Grande do Sul tem passado com três estiagens grandes, pandemia e, agora, algumas das piores enchentes e problemas devido às adversidades climáticas. E prosseguiu o prefeito caxiense: “Mais do que nunca esse projeto da casa própria que é importante, nós vamos fazer de tudo, apertar o pé no acelerador, para entregar essas casas o quanto antes. A exemplo da Tatiane, nós temos ‘ene’ casos”. Adiló deu como exemplos as muitas famílias do município que moram em áreas irregulares e de risco.

O secretário municipal da Habitação, Wagner Petrini, se disse fui feliz com essa segunda ótima notícia para sua pasta. “Sinto que estamos no caminho certo! Em meio as dificuldades financeiras enfrentadas pelo município, buscamos alternativas para resgatar as políticas habitacionais. Em uma semana confirmamos 667 novas residências para Caxias! Uma conquista assim só é possível graças ao trabalho dos nossos servidores e do comprometimento da gestão do prefeito Adiló com a habitação popular”.

Em Caxias do Sul, cada unidade de alvenaria do programa A Casa É Sua terá um valor de R$ 130 mil, sendo R$ 80 mil bancados pelo Estado (R$ 18.480 milhões) e a contrapartida restante de R$ 50 mil (R$ 11.350 milhões) pelo Município. Em dezembro deverá ser divulgada a lista de pessoas que serão beneficiadas com as casas do programa gaúcho. A ideia da Secretaria Municipal da Habitação é de que a licitação para as construções saia ainda em 2023.