Wagner Petrini faz um panorama sobre o Transporte Público na cidade

Parlamentar do PSB destacou o empenho por parte do Legislativo diante de questões também debatidas pela sociedade

O Transporte Público foi tema no espaço do grande expediente do vereador Wagner Petrini/PSB, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (22/04). De forma remota, por videoconferência, o presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH) traçou o histórico do Transporte Público na cidade e destacou o papel dele, como vereador, da Comissão e de outros parlamentares com questões recentes dessa área e que estão em debate também pela sociedade.

O vereador Petrini salientou, brevemente, o histórico da Viação Santa Tereza (Visate) na cidade, como o início do contrato da empresa, em 2000, e a renovação do mesmo em 2010 com a Prefeitura de Caxias do Sul. Seguindo a linha do tempo, o parlamentar destacou o edital de licitação do transporte coletivo, lançado em 2019, pelo então prefeito Daniel Guerra, que tinha o objetivo de que mais empresas prestassem o serviço para os caxienses.

Segundo Petrini, além de ilusório, esse edital confundiu a população, e se mostrou claramente inviável. A partir desse contexto, o parlamentar mostrou que no ano de 2020, o Legislativo caxiense esteve muito presente na lapidação desse edital. Desta forma, o socialista declarou que a Comissão mostrou transparência com o assunto e, mesmo, todos os parlamentares diante das questões do transporte público.

O parlamentar também relembrou a sua participação no momento da abertura dos envelopes da licitação do transporte coletivo, ocorrida na última segunda-feira (19/04). Além disso, Petrini confirmou que a Visate foi a única empresa a encaminhar uma proposta.

“Em função das situações de defasagem, má prestação de serviço e concorrência de transportes por aplicativos que sofre o transporte público atualmente, é gratificante termos, no mínimo, uma empresa interessada em desempenhar o serviço”, ressaltou o vereador Petrini.

O Líder de Governo na Câmara, Olmir Cadore/PSDB, concordou com o socialista, e salientou ainda, que o Executivo terá total dedicação no processo de diminuição do valor da passagem, como foi pretendido inicialmente pelo atual prefeito, Adiló Didomenico/PSDB. Rafael Bueno/PDT e Felipe Gremelmaier/MDB também se mostraram favoráveis as colocações de Petrini. Para finalizar, o presidente da Comissão de Transporte reiterou seu compromisso em acompanhar e ajudar o Executivo, para uma possível redução na atual tarifa.

Fonte: Câmara Caxias do Sul

wagner ge