Em seu primeiro Grande Expediente de 2022 o parlamentar também projetou o trabalho à frente da Comissão de Educação
O vereador Wagner Petrini focou sua manifestação em duas áreas durante o grande expediente desta quarta-feira (02/02): infraestrutura viária e educação. O socialista demonstrou contentamento com anúncio do município em termos de melhorias no acesso ao bairro Desvio Rizzo, mas lista outras vias que também precisam de atenção. Informou, ainda, que tem como desafio neste ano o comando da Comissão de Educação, segmento com carências principalmente em termos de vagas em escolas infantis.
Em relação à intenção da prefeitura de requalificar o acesso ao Desvio Rizzo, mais pontualmente pela Avenida Alexandre Rizzo, Petrini ressalta que é uma demanda antiga da comunidade. Assim como, no seu ver, é preciso pensar em subsídios que consigam baixar o custo do transporte público aos cidadãos. Voltando às obras viárias na região do Rizzo, Petrini pede atenção do município à Rua Cristiano Ramos de Oliveira, sempre com intenso movimento, e à Avenida dos Girassóis, que precisaria de pavimentação. “Já que teremos o projeto de revitalização do acesso ao Rizzo, que o pessoal da prefeitura coloque essas outras demandas”, solicitou Petrini, informando que o bairro abriga cerca de 60 mil pessoas.
Comissão de Educação
Na questão educacional, como presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto e Lazer (CECTICDL), o vereador planeja um mapeamento sobre a situação da área especialmente no que se refere a vagas infantis. Conforme Petrini, têm chegado em seu gabinete uma média diária de cinco pedidos de vagas para crianças.
“A gente sabe que é uma dificuldade enorme, pois o pessoal liga para a Central de Matriculas e não consegue ser atendido. Também constatamos que a lei 8383/2019, da transparência na fila de quem está na espera de vagas infantis, não vem sendo cumprida”, relata o socialista, que tem reunião agendada com a Secretaria da Educação (Smed) para obter respostas e ajudar a comunidade.
Outro socialista, Zé Dambrós questionou a prefeitura a respeito das metas de construção de escolas de Educação Infantil na cidade.
No grande expediente, Petrini ainda comentou sobre saúde. Disse que recebeu, recentemente, o diretor comercial do Hospital Virvi Ramos, Geraldo Freitas, que solicitou apoio na busca de verbas parlamentares junto a deputados estaduais e federais, para projetos que a unidade está implementando na parte de oftalmologia e de hemodiálise.
Por fim, o socialista voltou a elogiar a empresária Idalice Manchini, da Pole Modas, por ter encerrado a gestão no comando do Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul e assumido como vice-presidente do Comércio na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias). Idalice recebeu do Legislativo o título de Cidadã Caxiense em 2018, a partir de proposição do próprio Petrini.