Wagner Petrini apresenta medidas em transporte e mobilidade urbana

O vereador do PSB e presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, o vereador se manifestou a partir da tribuna

Medidas para motoristas de aplicativos e usuários e um novo sistema de bilhetagem eletrônica foram apresentadas durante o grande expediente do vereador e presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH), Wagner Petrini/PSB. Ele se manifestou na sessão ordinária desta quinta-feira (05/08), no plenário da Câmara Municipal.

A partir da tribuna, o socialista informou sua presença na 1ª reunião extraordinária da Cooperativa de Mobilidade Urbana (COMOBI-RS), encabeçada por Márcio Guimarães, líder da Associação Liga dos Motoristas de Aplicativos, subseção Serra. Também esteve presente, na ocasião, representando o Executivo Municipal, o prefeito Adiló Didomenico, e motoristas de aplicativos.

Segundo Petrini, a COMOBI, cooperativa fundada no mês passado, buscará dar suporte e valorização aos motoristas, através da união entre condutores de aplicativos da região e Estado, promovendo melhores ganhos, redução de custos operacionais, maior proximidade com a comunidade e comprometimento com a segurança de seus associados e usuários.

O parlamentar afirmou que a segurança é uma questão primordial. Segundo ele, a partir desse encontro, foi possível firmar medidas nesse viés. Disse que os veículos da cooperativa serão equipados com rastreadores GPS 24h, com uma central de monitoramento, e banco de dados com informações sobre motoristas e veículos da cooperativa.

De acordo com o socialista, a intenção é levar transparência aos usuários, por meio de convênio entre a COMOBI, os órgãos de Segurança Pública e a Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade. Mencionou, ainda, a criação de um fundo específico, com o objetivo de destinar, todo ano, arrecadações a instituições filantrópicas ou de caridade.

Em segundo momento, Petrini informou que lhe foi apresentado pelo diretor executivo da Viação Santa Tereza (Visate) uma nova tecnologia, aos moldes do sistema de bilhetagem eletrônica, que será adotado pela Prefeitura do Rio de Janeiro. O equipamento, que leva o nome de Atlas Box, aceitará pagamentos por aplicativos e cartão de crédito e débito, além de informar, em tempo real, a localização do veículo de transporte coletivo. Conforme o vereador, o sistema será instalado, em dezembro, na frota de cerca de 300 ônibus da companhia.

Para finalizar, o parlamentar solicitou uma revisão, por parte da Prefeitura e da Secretaria Municipal do Urbanismo, do decreto que estipula o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais. “Ao passo do avanço da vacinação, temos mais leitos livres. Muitos empreendedores continuam me procurando, é uma demanda que recebo e defendo. Que a Prefeitura e a Secretaria de Urbanismo consigam prolongar o atendimento, pois se trata de final de semana de pagamento, com o Dia dos Pais no domingo”, ponderou.

wagner agosto