Vereadores da bancada do PSB falam da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência é tema principal das declarações dos vereadores socialistas na sessão desta terça-feira 

A Bancada do PSB no Legislativo caxiense abordou na sessão desta terça-feira (24/08) a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. O vereador Zé Dambrós lembrou sobre o segmento “Inclusão” do partido voltado para a defesa das pautas das pessoas com deficiência. Ele mencionou, Maria Luzanira Lima, diretora do segmento.

“Ela é uma mulher com deficiência, mas que, com sua luta e dedicação nos inspira a acreditar em uma sociedade mais justa. Ela tem lutado muito pelas pessoas com deficiência; mais placas de sinalização nos mercados, acessos para cadeirantes, enfim, a sua luta também no artesanato é muito grande em nossa cidade.” 

Também pontuou que em Caxias do Sul, segundo dados do IBGE, são mais de 32 mil pessoas com algum tipo de deficiência congênita ou adquirida. Destacou as instituições sem fins lucrativos que prestam atendimento assistencial e educacional para estas pessoas: A Rampa, a INAV, Apadev, Helen Keller, Apae e que promovem a inclusão social.

Dambros também trouxe a situação da Sociedade dos Surdos de Caxias do Sul, entidade de caráter educacional, assistencial, esportivo e sociocultural, que preza pela reinserção dos surdos na sociedade, solicitou a reforma da sede, tendo em visto que o projeto já foi enviado para a Seplan.  

O vereador Gilfredo De Camillis falou sobre inclusão e acessibilidade e que no ano de 2017, enquanto administrava a AMOB Santa Lúcia, conseguiu a instalação de um balanço acessível na Escola Municipal Arnaldo Ballvê, o primeiro em Caxias do Sul. Naquele ano, seu colega de partido e então vereador Alberto Meneguzzi chegou a pedir que fossem instalados mais brinquedos adaptados em parques e praças de nossa cidade. 

Este ano, no exercício de seu mandato, Camillis encaminhou uma indicação solicitando à SMEL a implementação de mais brinquedos adaptados em parques e praças. Pedido que hoje depende de orçamento. O vereador também protocolou um projeto de lei, com o objetivo de que sejam disponibilizados, nos supermercados, carrinhos adaptados ou adaptáveis para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

“Precisamos entender os problemas enfrentados diariamente pelas pessoas com deficiência, buscar meios e ações para integrar estes grupos de pessoas que são frequentemente excluídos da sociedade.” disse o vereador Camillis.

Zé Dambrós encerrou sua fala dizendo que: “Nada é mais deficiente que o preconceito e nada é mais eficiente que o amor. Abraçar as diferenças, nos tornamos pessoas melhores. As pessoas com deficiência não precisam de caridade, precisam de dignidade.”  

Vale destacar que o vereador Wagner Petrini intermediou o envio de uma emenda parlamentar da Deputada Liziane Bayer/PSB no valor de R$ 100 mil (cem mil reais) há pouco mais de um mês destinada à APAE. 

WhatsApp Image 2021-08-24 at 14.10.33