Teatro “Doador do Futuro – Semeando Esperança” será realizado em Caxias do Sul

Apresentação acontecerá na escola Irmão José Ottão nesta terça-feira (04) e é promovida pelo Instituo Pietro, presidido por Beto Albuquerque

Em junho do ano passado, teve início em Passo Fundo um projeto que desde então percorreu diversas cidades do Rio Grande do Sul. Trata-se da apresentação teatral “Doador do Futuro – Semeando Esperança”. A peça tem como público principal os adolescentes das escolas públicas e terá cerca de 56 apresentações nos municípios de Passo Fundo, Alegrete, Caxias do Sul, Cruz Alta, Pelotas, Porto Alegre, Santa Maria e Santa Rosa.

O objetivo da peça teatral é conscientizar adolescentes e jovens sobre a importância da doação de medula óssea para aqueles que estão na fila por um transplante.

O presidente do Instituto Pietro Albuquerque, Beto Albuquerque, que estará em Caxias para realizar a abertura do evento, explicou que a temática das apresentações é a vida e o drama vivido por seu filho, o jovem Pietro, que descobriu ser portador de leucemia, mas faleceu após uma intensa luta contra a doença. Pietro enfrentou essa situação em uma época em que a doação de medula óssea ainda era pouco difundida, cenário que hoje é diferente.

A história do jovem inspirou a criação do Instituto, que desde então realiza ações, como a apresentação teatral, para conscientizar a população. Albuquerque destacou que esse é um assunto com o qual ele está engajado há 14 anos, desde que lamentavelmente perdeu seu filho. Ele afirma que transformou o luto em luta para evitar que outros pais enfrentem as mesmas dificuldades pelas quais Albuquerque e sua esposa passaram. Também para que pessoas não tenham a dificuldade de encontrar um doador compatível para aqueles que enfrentam leucemia ou outras patologias que só podem ser tratadas com um transplante de medula óssea.

Desde a fundação do Instituto Pietro, Beto Albuquerque destaca que uma série de atividades tem sido realizada para manter esse tema vivo, convencer especialmente os jovens a se tornarem candidatos a doadores de medula e fazerem seus cadastros nos hemocentros. Essa atividade mais recente e bem recebida pelo público, que é a peça teatral, foi possível através de um cadastro na Lei Rouanet, já que ela é montada com a produtora cultural d.marin e executada por atores profissionais do grupo teatral Armazém.

A peça será apresentada nesta terça-feira (04) na Escola Estadual Irmão José Otão e a entrada é gratuita. A apresentação ocorre em dois horários, às 10h e às 14h.