Saúde, transporte e moradia pautam o primeiro dia da passagem de Dambrós por Brasília

O presidente do Legislativo cumpriu agenda com deputadas federais gaúchas em busca de recursos para atender principalmente a essas três áreas e ainda um projeto ligado à juventude

Três assuntos principais movimentaram o primeiro dia do presidente do Legislativo caxiense, Zé Dambrós/PSB, em sua passagem pelo Distrito Federal, nesta semana. Saúde, transporte e moradia fizeram parte dos pedidos de recursos que o vereador fez, na quarta-feira (22/11), à Bancada Gaúcha da Câmara dos Deputados, mais pontualmente às parlamentares federais Any Machado Ortiz/CIDADANIA e Denise Pessôa/PT. O presidente está em Brasília juntamente com o chefe da Assessoria da Comunicação Social do Parlamento caxiense, jornalista Tales Giovani Armiliato.

Na quarta-feira (22/11) de tarde, Dambrós, Armiliato e o gerente comercial do Hospital Virvi Ramos, Geraldo da Rocha Freitas, participaram de uma reunião com a deputada federal Any Machado Ortiz/Cidadania, que é a atual coordenadora da Bancada Gaúcha na Câmara dos Deputados. O objetivo foi solicitar apoio dos parlamentares à saúde pública caxiense e também de Any em relação à unidade hospitalar.

“O Hospital Virvi Ramos está solicitando emendas para o custeio.  É filantrópico e tem atendido muito pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Na pandemia foi referência e, recentemente, alguns equipamentos da unidade foram danificados pelos temporais. A deputada prometeu analisar o projeto e ajudar. A conversa foi boa e fomos muito bem atendidos”, relata Dambrós.

O vereador solicitou ainda intervenção de Any e demais representantes gaúchos para garantir subsídio do Planalto ao transporte público gratuito a idosos com 65 anos ou mais.

No gabinete da deputada federal caxiense Denise Pessôa/PT, o presidente recebeu duas boas notícias: a de que Caxias do Sul será contemplada com verbas do Programa Minha casa, Minha Vida; e a previsão de emenda parlamentar para a reforma do Centro de Cidadania da Juventude, o antigo Flor do Ipê, que fica na Vila Ipê, em Caxias do Sul, e se encontra depredado.  

“Tivemos a alegria de saber que Caxias será contemplada com quantidade expressiva de dinheiro do Minha Casa, Minha Vida, para auxiliar famílias que não conseguem pagar aluguel e sonham em ter um teto. Também será destinada emenda de R$ 300 mil para o centro de jovens na região norte. Significa metade da reforma, e as verbas deverão chegar aos cofres do município no ano que vem. Assim, a juventude será beneficiada com dança, música e outras artes, no turno inverso ao de aula. É um centro de formação de jovens próximo de duas escolas”, situa o presidente da Câmara caxiense, que também conversou com dirigentes do PSB, na sede da sigla no Distrito Federal.

Nesta quinta-feira (23/11), as atividades em Brasília seguem com visita à Rede Legislativa de Rádio e TV da Câmara Federal, para assinatura do termo de cooperação da vinda do sinal aberto para a TV Câmara Caxias; e ao gabinete do deputado federal Heitor Schuch/PSB. 

A agenda em Brasília se encerra na manhã da sexta-feira (24/11), em setores do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, com o propósito de viabilizar recursos para a idealização de hortas comunitárias nos bairros caxienses.

Fonte: Imprensa Câmara Caxias

Foto: Tales Armiliato