Rodrigo Beltrão manifesta compromisso com a causa animal

Vereador socialista visitou a Associação Proteção Animal Caxias (PAC) que existe desde 2011 e, além de encaminhar doações, também fiscaliza denúncias de maus-tratos.

Com a finalidade de conhecer mais do trabalho executado pela Proteção Animal Caxias (PAC) – entidade sem fins lucrativos que fiscaliza maus-tratos contra animais – o vereador Rodrigo Beltrão/PSB visitou a sede da associação na tarde desta terça-feira (07/10). O parlamentar foi recebido pela diretora da entidade, Cátia Giesch, que mostrou as atividades desenvolvidas no local.

No terreno, existem atualmente 196 cães abrigados em seis canis diferentes. Para a doação, é efetuada uma triagem com os interessados, para verificar se têm condições de ter a posse responsável do animal. “Aquele que abandona ou cuida mal muitas vezes acaba querendo adotar outros. Então a gente faz uma pesquisa e um questionário com as pessoas antes de formalizar uma doação”, salienta Cátia.   

Cátia salientou que a associação enfrenta dificuldades para se manter, visto que a única forma de arrecadação de recursos é por meio de doações encaminhadas pela comunidade. O custo mensal para a manutenção gira em torno de R$ 12 mil. O recurso é utilizado para a manutenção das atividades e aquisição de ração para os animais. “Precisamos de cerca de uma tonelada de ração por mês”, destacou a diretora da entidade.

O vereador Beltrão reforçou o compromisso com a causa e destacou que sua função no Legislativo é ser um porta-voz das principais necessidades da população. “Temos um compromisso em ajudar no que for possível, ajudando a fiscalizar e conscientizar a comunidade caxiense. É estarrecedor vermos tantas pessoas que abandonam ou maltratam os animais” afirmou o parlamentar.  

A PAC também efetua castrações, consultas e vacinas, que podem ser encaminhadas por meio do telefone 9.9250-3923. Doações podem ser feitas por meio da conta 062510630-5, agência 180, banco Banrisul. Rações e outros mantimentos também são aceitos.

Denúncias são amparadas por lei

A denúncia de maus-tratos é prevista pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pela Constituição Federal Brasileira, de 05 de outubro de 1988.

A pena para quem praticar esse tipo de crime chega fica entre dois a cinco anos de reclusão, além de pagar multa.

Denúncias de maus tratos podem ser encaminhadas à Proteção Animal Caxias (PAC) por meio do telefone 98167.6172.

É possível também efetuar denúncia ao setor de proteção animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma). Os telefones são (54) 3901-1445 e (54) 3901-1446.

Fonte: Câmara Caxias do Sul

rodrigo beltrão