Quase 27 mil caxienses vivem em extrema pobreza, revela FAS

De acordo com a Fundação de Assistência Social são 11 mil famílias que vivem com renda per capta entre R$ 0 e R$ 105,00

Com mais de meio milhão de habitantes, Caxias do Sul registra um número preocupante de pessoas que vivem na faixa da pobreza e extrema pobreza. No município, 32.570 famílias estão inscritas no Cadastro Único, ou seja, 80 mil pessoas vivem com uma renda per capita de meio salário-mínimo. Este número aumentou drasticamente em comparação a 2019, antes da pandemia, onde 23.500 famílias estavam inscritas no Programa. Os dados são baseados na faixa da vulnerabilidade financeira da cidade.

Conforme explica a presidente da Fundação de Assistência Social (FAS), Katiane Boschetti da Silveira, houve um agravamento no número de pessoas em vulnerabilidade social, principalmente por conta da pandemia, sendo que a maioria dos caxienses que vivem nesta situação residem na Zona Sul do município.

Atualmente, 4 mil famílias, equivalente a 12 mil pessoas, vivem na pobreza. Isso significa que essas famílias vivem com uma renda mensal de R$ 105,01 a R$ 210,00. Em dezembro de 2019, este número não chegava a 3 mil.

Os dados se agravam ainda mais no que diz respeito às pessoas que vivem na extrema pobreza, ou seja, famílias que vivem com uma renda per capita entre R$ 0 a R$ 105,00. No total, são 11 mil famílias, o que equivale a 26.500 caxienses.

Expectativa para os próximos anos
A expectativa é que o número de famílias que vivem na faixa da pobreza e extrema pobreza caia, haja visto o bom número de vagas de emprego na cidade. (Confira o novo endereço do Sine Caxias [aqui].

Vale destacar que, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, foi lançado o Conselho Municipal de trabalho e emprego, onde visa buscar, junto com sindicatos e unidades formadoras, auxiliar na formação e na busca de vagas de empregos para as pessoas que vivem em vulnerabilidade social.