Presidida pelo vereador Wagner Petrini, Comissão de Educação solicita ações práticas do governo estadual para escolas

Infraestrutura precária e falta de professores, na rede estadual de ensino, são as principais cobranças

Melhorias na infraestrutura, reposição de professores e valorização do ensino público foram reivindicações da audiência pública desta quarta-feira (22/06), no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul. O encontro foi promovido pela Comissão de Educação, presidida pelo vereador Wagner Petrini, e pela  Frente Parlamentar em Defesa da Educação Pública Estadual em Caxias do Sul, presidida pelo vereador Lucas Caregnato (PT).

Em busca de esclarecer e apresentar alguns problemas enfrentados pelas escolas estaduais à 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), a audiência contou com a participação popular e de diversas autoridades das escolas. Entre os representantes que se manifestaram, as principais demandas se traduziram em solicitações de reforma nas escolas, complementação de materiais, transporte escolar e valorização aos profissionais. “Todos os governos que concorrem e se elegem colocam em campanha a educação como um dos pilares prioritários, mas, na prática, não vemos isso”, ressaltou Alceu Silveira de Oliveira, professor da Escola Estadual Irmão Guerini, de Ana Rech.

Sob a ótica da participação estudantil, Kaick Silva, presidente da União Municipal de Estudantes de Caxias do Sul (UMESC), abordou sobre a falta de investimento no ensino estadual. De acordo com ele, o trabalho da UMESC é levar uma mensagem de esperança aos estudantes que enxergam a realidade da rede. “O direito de sonhar nos é tirado diariamente, só queremos uma escola com infraestrutura aceitável, com professores valorizados e as mesmas oportunidades de aprendizado que todo mundo tem”, enfatizou.

A titular da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Viviane Devalle, aproveitou o encontro para destacar algumas das principais solicitações que chegam ao órgão. Segundo a professora, em Caxias do Sul, as principais demandas ainda são sobre a falta de profissionais na rede de ensino e sobre a precarização dos espaços. “Temos mais de 50 escolas estaduais em Caxias e cerca de 10% delas têm problemas estruturais graves. Buscamos ofertar melhorias contínuas às escolas, mas nem sempre conseguimos atender a todos”, disse Viviane.

O vereador Wagner Petrini lamentou a ausência de representantes da Secretaria Estadual de Educação. Os parlamentares irão agora intensificar as cobranças, elaborando um documento com todas as reivindicações que será entregue ao governo do Estado, bem como os candidatos a governador ao longo do período eleitoral.

Com textos de: Imprensa Câmara Municipal de Caxias do Sul
Crédito: Gabriel Lain