Presidida pelo vereador Camillis, Comissão de Legislação Participativa debate plano de ação sobre podas em Caxias do Sul

Cerca de 1.500 solicitações de podas estão em déficit, pelo poder público

Em busca de soluções mais efetivas e propondo um plano de ações para as podas das árvores na cidade, a Comissão de Legislação Participativa e Comunitária (CLPC), presidida pelo vereador Gilfredo De Camillis, buscou debater sobre as solicitações de corte dos cidadãos, além de uma política de incentivo por parte do poder público. Junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) e da Rio Grande Energia (RGE), o grupo parlamentar tentou construir alternativas para tratar da carência de atendimento, que preocupa a comunidade caxiense.

O encontro teve como motivação inicial as instâncias em déficit que a SEMMA possui com a cidade. Segundo o secretário João Osório Martins, são cerca de 1.500 solicitações de podas. “A questão é conjunta. A secretaria, no entanto, reconhece as deficiências estruturais que estão sendo resolvidas para melhor atendimento. A equipe técnica da pasta é muito boa. Estamos, inclusive, preparando funcionários para ministrarem cursos de podas, para que a população possa executar esse procedimento de forma qualificada, desafogando a demanda da pasta”, ressaltou o titular da pasta, que ainda explicou sobre o projeto de oportunizar o cidadão, para ele mesmo solicitar o alvará de corte e, a partir disso, podar por conta própria. João Osório garante que a ação é vista como uma política de incentivo.

Presente à reunião pública, o consultor de negócios da RGE, Rafael Dala Brida, destacou um projeto da empresa chamado “Arborização Mais Segura”. A iniciativa visa a mapear e identificar as vegetações que se encontrem em zona de risco. O consultor ainda explicou sobre as responsabilidades da RGE. “A árvore que está em contato com o equipamento elétrico que a empresa implanta na cidade é um risco iminente. Na área urbana, temos um cronograma de podas que é apresentado pela nossa gestão, com os locais de maior risco e que necessitem das podas. Sendo assim, a nossa prioridade. A RGE realiza, em média, 30 mil podas por ano, em Caxias”, enfatizou.

Os vereadores e seus representantes presentes participaram do debate. Pediram maior transparência entre os atendimentos das entidades envolvidas. Uma das reclamações constantes é sobre a transferência de responsabilidades entre as partes da reunião, gerando conflito de informação aos solicitantes de podas e a população em geral. “Recebemos, diariamente, pedidos de informação sobre as podas. A população nos pergunta com quem podem falar, já que a Prefeitura passa a demanda para a RGE, e a empresa devolve para o Executivo”, disse o vereador Maurício Marcon/PODEMOS.

Além disso, os parlamentares que constituem a CLPC expuseram que o projeto de incentivo da SEMMA é visto com contento. Afinal, consiste em oportunizar ao cidadão a autonomia para podar as árvores que apresentem algum risco

Com o andamento da reunião, o vereador Gilfredo De Camillis/PSB, que conduziu o encontro, destacou sobre a imagem e os deveres que o poder público tem em relação ao tema. “Não queremos ser taxados como exterminadores de árvores. As solicitações de podas são para as que apresentarem algum tipo de risco à população. É nosso dever proteger e pensar no bem do cidadão caxiense”, reiterou.

Estiveram presentes à reunião pública, representando a SEMMA, o secretário José Osório Martins, o diretor de Gestão Ambiental da SEMMA, Henrique Koch, a representante do jurídico da pasta, Luiza Oss, a gerente de serviços da área de Praças, Parques e Jardins (PPJ), Vânia dos Santos Moura, e a bióloga Morgana Rech. O consultor de Negócios e Relacionamentos, Rafael Dala Brida, participou pela RGE, no encontro.

Texto: Imprensa Câmara Caxias

Foto: Gabriel Lain