Wagner Petrini afirmou que pretende exercer com autonomia e imparcialidade a função de chefe do Legislativo
Em pronunciamento na primeira sessão do ano na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, na manhã desta terça-feira (3), o presidente Wagner Petrini/PSB reforçou a necessidade de o Poder Legislativo ter autonomia diante do Executivo para discutir projetos de forma independente.
O chefe do Legislativo salientou que sempre manteve a lealdade ao Governo Adiló enquanto esteve na condição de secretário da Habitação – entre 2023 e 2024 – e, posteriormente, como vice-líder do governo, no ano passado. Ele comentou que, embora o partido ainda ocupe cargos na atual administração, pretende atuar de forma transparente para construir medidas importantes para o município como um todo, acima de qualquer posicionamento partidário.
“Algumas pessoas me perguntaram se eu iria entregar alguns cargos no Executivo municipal. Com a maior franqueza, estão à disposição. Hoje eu apenas desembarquei do governo, agora se lá na frente tiver outra pessoa ou outras pessoas conduzindo o governo, ou alguma coisa que atrapalhe, o único apego que eu tenho é com minha família. Não tenho apego nenhum, admiro e sempre defendi o prefeito, temos algumas pessoas estratégicas trabalhando e estamos aqui trabalhando de forma imparcial”, explicou Petrini.

De acordo com o presidente, um ofício será entregue à prefeitura para formalizar a saída do governo e lutar de forma independente por projetos para o desenvolvimento da cidade.
“Eu sou um vereador de posição, e a gente sempre opta por criticar ou não. E o desembarque é feito em um momento em que a gente percebe que, ficando no governo, iriam se misturar as coisas e não iria ser coerente com o que eu sempre falei, na questão de separar os poderes. A opção de desembarcar do governo vem em um momento oportuno”, afirmou.
Além dos projetos que devem ser apreciados pelos vereadores, o chefe do Legislativo ainda comentou sobre outros desafios que serão enfrentados ao longo do ano. Dentre eles, está a organização da Festa da Uva 2026 (da qual a Câmara ocupa a vice-presidência da Comissão Comunitária), a implementação do sinal aberto da TV Câmara (prevista para o primeiro trimestre deste ano) e as celebrações de 30 anos do prédio da Câmara de Vereadores, em novembro deste ano.
Fonte: Imprensa Câmara Caxias
Últimas notícias