A reativação do quartel era uma das bandeiras defendidas por Dambrós desde o início de seu mandato
O presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, vereador Zé Dambrós, prestigiou, no início da noite desta sexta-feira (24/02), a solenidade de abertura do Quartel de Bombeiros da Zona Norte (Rua Vitório Fabris, 271), no Bairro Pioneiro. Desde a desativação do antigo quartel do Bairro Pôr do Sol, que funcionou entre 2011 e 2016, uma unidade da corporação volta a operar naquela região. Às 20h08 de hoje, com descerramento de uma placa, junto ao novo pelotão, com as presenças do governador Eduardo Leite e do prefeito Adiló Didomenico, houve a retomada oficial dos serviços.
De acordo com o presidente, que também liderou uma frente parlamentar voltada a esse objetivo e que segue ativa no Parlamento, o dia é de celebração por uma conquista comunitária. “Demos o primeiro passo. Agora, governador Leite, tenho a certeza de que o senhor, até o final do seu mandato, retornará à Zona Norte, para a reativação do quartel do Pôr do Sol, cuja edificação pertence ao Estado”, enfatizou o vereador Dambrós.
O chefe do Legislativo caxiense afirmou que todos os esforços se justificam na medida em que a região, com moradores humildes e muitas casas de madeira, costuma conviver com sinistros. “Entre os incêndios, lembro quando 12 casas queimaram e uma menina morreu. Outra fatalidade envolveu um reciclador que buscava o próprio sustentou”, mencionou o parlamentar, emocionado.
O comandante do 5º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM), tenente-coronel Julimar Fortes, explicou que a nova unidade, no Pioneiro, está alugada pelo governo estadual, ao custo mensal de R$ 4,5 mil, até a conclusão da reforma da antiga sede, no Pôr do Sol. Possui 450 metros quadrados, com uma viatura de combate a incêndio e três bombeiros por turno de trabalho. Ressaltou que, agora, a cidade passa a contar com cinco quartéis da corporação: o do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, o Central (Rua Vinte de Setembro) e os dos bairros Cruzeiro, Desvio Rizzo e o citado Pioneiro.
Fortes detalhou que, com o efetivo total de 56 bombeiros em operação no município, é possível manter apenas o Quartel Central nas 24 horas do dia. “O do Aeroporto atua exclusivamente no local e conforme os horários dos voos. Desse modo, em turnos de 12h ou 24h, as três unidades dos bairros se integram rotativamente à Central. Assim, sempre duas bases ficam em operação”, especificou o comandante.
O governador do Estado salientou que a inauguração do novo quartel resultou de vitória coletiva. Leite defendeu a continuidade de reformas estruturais, para que o Rio Grande do Sul possa avançar na segurança pública e no desenvolvimento social. Destacou que a corporação caxiense acabou de ser contemplada como uma autoescada mecânica, de 42 metros de comprimento, a partir de R$ 9 milhões investidos. Citou, ainda, o novo Batalhão de Choque, na cidade, com 100 oficiais, para o combate ao crime organizado.
O prefeito municipal considerou o dia de hoje especial, já que o pelotão consagra a realização de um sonho da comunidade da Zona Norte. Para Adiló, aumentam as condições para evitar fatalidades, como a do incêndio daquelas 12 casas.
Últimas notícias