Prefeitura de Caxias do Sul retoma projeto de pavimentação comunitária através da Coordenadoria de Relações Comunitárias

Departamento coordenado por Zé Dambrós pretende entregar 15 ruas até o final do ano

Neste final de semana, a Prefeitura de Caxias do Sul entregou, no sábado (26), a pavimentação comunitária da Rua Arthemio Rech, conhecida como Rua dos Picolezeiros, no bairro Santo Antônio/Jardim Iracema. A cerimônia ocorreu na residência da dona Celina e do seu Sérgio, que há 32 anos moram no local e aguardavam as melhorias.

A ação integra o programa de pavimentações comunitárias conduzido pela Coordenadoria de Relações Comunitárias (CRC), que, sob a liderança de Zé Dambrós, tem intensificado o diálogo com os moradores e retomado obras em diferentes regiões da cidade. O objetivo da coordenadoria é fortalecer a parceria com as comunidades e acelerar a entrega de melhorias aguardadas há anos.

O titular da Coordenadoria de Relações Comunitárias, Zé Dambrós, elencou diversas melhorias que a região Serrano recebeu nos últimos anos. “Prefeito, a sua preocupação com esta região é muito grande. Esses dias estivemos entregando 129 títulos no Jardim Filomena, feito todo asfalto aqui, a Estrada da Serraria, o Travessão Leopoldina, logo teremos duas novas escolas infantis e já saiu a empresa vencedora da licitação para recomeçar a escola infantil do Serrano, que o primeiro empreiteiro abandonou. Mas, das pavimentações comunitárias, está quase pronta uma rua no São Ciro que inagurar e pretendemos entregar 15 pavimentações comunitárias até o fim do ano”, discursou.

O prefeito Adiló lembrou quando esteve na casa da Celina há uns cinco anos, como candidato na primeira eleição. “O pessoal veio com desconfiança naquela ocasião, porque vários vieram aqui, prometeram e não saía a obra. A Celina me cobrando e eu pedindo paciência que a íamos fazer. Fizemos várias reuniões, ouvimos os engenheiros, mas quem sabe bem como é a rua são os moradores. Deu certo e hoje estamos aqui entregando essa obra. Vamos procurar colocar agora um redutor de velocidade, também de paralelepípedo, bem sinalizado, para inibir a velocidade para a segurança de todos. Informo que a próxima via a receber a pavimentação é a rua aqui do lado, a Martha Valle Bassanesi, duas travessas, e não vai demorar como esta”, destacou, também citando várias obras feitas na região.

A Rua Arthemio Rech, com 545 metros de extensão e quase 4 mil m² de paralelepípedos, é uma das 100 vias que receberão pavimentação comunitária nos próximos quatro anos. O trabalho é organizado pela Coordenadoria de Relações Comunitárias, que nesta primeira etapa já atende 30 ruas em diferentes bairros da cidade.

O modelo de pavimentação comunitária envolve uma parceria entre poder público e moradores, que contribuem com parte dos custos da obra, como a mão de obra e o pó de brita. A atuação direta da Coordenadoria de Relações Comunitárias tem sido fundamental para destravar obras antigas e garantir mais agilidade no atendimento às demandas das comunidades.