Grande número de cidadãos caxienses comparece à mutirão de cadastramento habitacional

Iniciativa da Secretaria da Habitação deu início aos registros, que seguem até 30/11

Sair de invasões, deixar o aluguel para trás, conquistar uma moradia própria foram os principais objetivos que moveram o público que participou do mutirão de cadastramento habitacional realizado pela Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Habitação (SMH), no sábado (02/09). A ação marcou o início do trabalho de atualização dos registros que servirão de base para a posterior seleção dos contemplados para os programas que integram o Habita Caxias (A Casa é SuaMinha Casa, Minha VidaTerrenos Urbanizados e Kit Casa). Foram aproximadamente 430 cadastros realizados ao longo do sábado e 1,2 mil agendamentos. O cadastramento seguirá até 30/11 (confira abaixo).

O secretário da Habitação, Wagner Petrini, falou: “Este mutirão mostra que realmente a nossa comunidade precisava, era uma demanda reprimida. Há muito tempo Caxias do Sul não tinha um programa habitacional. Com o Habita Caxias nós vamos atender e contemplar em torno de mil famílias. Então, estamos avançando. O passo agora é continuar o cadastramento e a atualização daquelas 5.600 famílias que já estavam inscritas em nossa lista”. O secretário fez questão de dizer: “Foi muito satisfatório o trabalho do mutirão. E temos atendimentos agendados até o final de setembro. Serão cerca de 100 atendimentos por dia, de segunda a sexta”.

O prefeito Adiló Didomenico, fez questão de comparecer ao mutirão e parabenizar o empenho da SMH. “É um grande programa, há muito esperado. Parabéns a todos que se envolveram. Seguramente vai dar bons frutos para todos aqueles que buscam um lugar para constituir a sua residência, a sua morada em Caxias do Sul”.

O trabalho de agendamento durante o sábado foi basicamente direcionado para quem não compareceu com toda a documentação necessária neste momento (lista abaixo). Entre os mais de 400 cadastrados completos ao longo do dia que já saíram com a comprovação da inclusão na listagem estão cidadãs como Juliana dos Santos Piekatoski, que saiu orgulhosa com o registro, e Shaiane de Góis Gularte.

A segunda, moradora do bairro Fátima e dona de casa, se enquadra na expectativa que a equipe da SMH tinha de atender muito mais pessoas em situação de atualização de cadastro e mulheres. Shaiane compareceu na prefeitura levando no colo a bebê Bárbara, 2 meses, sua terceira filha. A mulher divide a residência com Cecília, 3 anos, e Antonella, 2, além do companheiro, o pintor William. Ela veio atualizar o cadastro feito em 2018, que teve a configuração familiar alterada. “Quando me inscrevi no Funcap pela primeira vez, vivia com meus irmãos. Eles saíram de casa”, explicou. Shaiane quer trocar os nomes deles na lista pelo das filhas e do companheiro. “Sonho em ter o nosso lugar. Contanto que apareça, não importa onde for, a gente estará feliz”.

Fátima da Silveira, que mora em uma área de invasão no núcleo Vila Amélia, foi outra que compareceu ao mutirão para atualizar o cadastro, feito por ela há 10 anos. Mesmo morando sozinha, ela espera passar a residir em um espaço melhor, sem as dificuldades atuais, em qualquer lugar que for proposto pelos programas habitacionais do Município.

Sandra Helena Dal Bó, moradora do bairro Vila Ipê, compareceu na prefeitura para atualizar seus dados, cadastrados em 2014. “Moro de aluguel, de favor na casa de uma amiga. Vim de Porto Alegre em 2009”, disse. E, da mesma forma que Fátima, não tem qualquer restrição quanto à localização da moradia, desde que seja sua. “Se eu puder me manter lá, está ótimo”.

Outra expectativa da equipe da Secretaria da Habitação era da procura de muitos estrangeiros, o que foi confirmado. Um deles, o venezuelano José Manuel, resumiu o sentimento dos imigrantes dando graças ao programa. “Todos precisam de casa. Obrigado por abrirem portas e nos darem oportunidade”.

Agendamento

O atendimento para o cadastramento é presencial, na SMH (térreo da Prefeitura – rua Alfredo Chaves, 1.333 – Centro), por agendamento, de segunda a sexta-feira (a partir do dia 05/09), das 10h às 16h.

Os agendamentos podem ser feitos pelos telefones 3218-6117 e 3218-6118 ou no geral 3218-6000 solicitando a secretaria.

Quem preferir pode fazê-lo pelo link https://agendamento.caxias.rs.gov.br/.

Documentos necessários:
  • Identidade
  • CPF
  • Comprovante de Renda (03 últimos e/ou extrato de benefícios)
  • Comprovante de Residência preferencialmente em nome do inscrito
  • Carteira de Trabalho Digital e Física
  • Certidão de Casamento/Declaração de União Estável/ Certidão de
  • Nascimento (caso solteiro)
  • Certidão de Nascimento/Identidade dos filhos menores 18 anos
  • Folha resumo do Cadastro Único se tiver

Fonte: Imprensa Prefeitura Caxias do Sul