Frente Parlamentar promove mutirão de limpeza no Quartel de Bombeiros da Zona Norte

Vereador Zé Dambrós foi o responsável por mobilizar lideranças da região para realizar uma roçada no local

Neste sábado (12) a Frente Parlamentar em Defesa da Reforma e Reabertura do Quartel de Bombeiros da Zona Norte promoveu um mutirão de limpeza no local onde funcionava o quartel. Idealizado pelo vereador Zé Dambrós, presidente da frente parlamentar, a ação contou com a participação de lideranças comunitárias dos bairros da região, e dos vereadores Gilfredo de Camillis (PSB), Renato Oliveira (PCdoB) e Clóvis Xuxa (PTB).

A reabertura do Quartel de Bombeiros da Zona Norte tem sido uma das principais bandeiras do vereador Zé Dambrós. Foi dele a iniciativa de propor uma frente parlamentar para tratar do tema, e desde o inicio do ano tem sido enfático nas cobranças às autoridades para viabilizar a reativação do espaço.

“Precisamos preservar o que resta do quartel para não dificultar ainda mais sua reabertura. A presença de todas estas lideranças aqui hoje mostra o quanto a comunidade reconhece a importância de termos os bombeiros mais perto da Zona Norte. Nossa união dará resultado e com muita perseverança vamos reabrir o quartel”, destacou Dambrós.

Fechado desde 2016

Inaugurado em junho de 2011, o prédio está  localizado na RS 453, no bairro Pôr do Sol. Na época recebeu um investimento de R$ 550 mil oriundos do orçamento do Município e do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (FUNREBOM). A Unidade Militar foi desativada em março de 2016 pelo Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, que justificou a decisão por falta de efetivo. Enquanto esteve em funcionamento o quartel atendia uma população de cerca de 100 mil pessoas de 32 bairros da Zona Norte, região que representa 30% das ocorrências de incêndio de Caxias do Sul. Nestes últimos anos, em virtude da falta de segurança, o local foi totalmente depredado devido a atos vandalismo. O último episódio ocorreu no início do mês de junho, quando foi o furtado todo o telhado do prédio.

1