Frente Parlamentar busca intervenção do prefeito para liberação de obras na BR-116

Mediação junto a Sulgás, acessos à bairros, trevos, elevadas e passarelas foram alguns dos assuntos abordados  

A Frente Parlamentar em defesa de melhorias na Rota do Sol e BR-116 do Legislativo caxiense esteve reunida com o prefeito Adiló Didomenico, em um encontro realizado no Salão Nobre da Prefeitura na última quarta-feira (07/06). Entre os parlamentares que estiveram reunidos com as autoridades do Executivo, estavam o vereador Gilfredo De Camillis e o ex-vereador Edicarlos.

O principal assunto abordado durante a reunião foi a solicitação para que o prefeito Adiló intervenha junto à Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás), a fim de garantir a liberação das obras de duplicação do segundo trecho da BR-116. Essa obra abrange a área compreendida entre a entrada do bairro Planalto até o acesso com a rótula da Avenida São Leopoldo, no sentido sul-norte.

De acordo com o presidente da Frente, Vereador Xuxa/PTB, o Ministro dos Transportes, Renan Filho, demonstrou interesse em finalizar essa obra destacando que já há verba disponível para sua execução. No entanto, é necessária a liberação por parte da Sulgás para que o trecho seja concluído. Segundo o parlamentar, essa intervenção é considerada fundamental para o desenvolvimento econômico regional, além de solucionar um problema histórico de congestionamento neste ponto que corta por dentro de Caxias do Sul.

Durante o encontro, os integrantes da frente parlamentar também entregaram um documento oficializando o pedido ao prefeito. Xuxa afirmou que a Frente está empenhada em garantir a celeridade na autorização por parte da Sulgás, enfatizando a importância dessa intervenção para que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) possa concluir a obra essencial. Para Xuxa, isso impulsionaria o desenvolvimento da cidade e região, melhorando significativamente a mobilidade e a segurança na área.

O prefeito Adiló explicou que há um ruído de informação entre o DNIT e a empresa Sulgás, que possui uma rede de gás subterrânea no trecho em questão. Ele informou que já vem tratando desse assunto há algum tempo e que uma reunião está agendada para o dia 16 de junho, com o objetivo de esclarecer os possíveis impedimentos para a duplicação do trecho e encontrar soluções para avançar com a obra.

Além da questão da duplicação, o encontro abordou ainda o acesso a outros bairros, incluindo trevos, elevadas, passarelas e soluções para entroncamentos, visando ampliar a mobilidade viária nos bairros do quadrante leste da cidade. Acessos na Rota do Sol também foram abordados. 

O prefeito destacou que já levou essas pautas várias vezes até Brasília e que a elevada da perimetral é um projeto bastante avançado, com pré-aprovação no DNIT.