Em Caxias Beto Albuquerque conversa com estudantes sobre a importância da doação de medula óssea

Ex-deputado participou da abertura do espetáculo “Doador do Futuro – Semeando Esperança” que é inspirado em seu filho Pietro, vítima de uma leucemia mieloide aguda

Nesta terça-feira (04) Caxias do Sul recebeu o espetáculo de teatro do projeto “Doador do Futuro – Semeando Esperança”. As apresentações ocorreram na Escola Estadual Irmão José Otão. A peça é apresentada pela Companhia do Armazém, grupo de Artes Cênicas de Santa Maria, e o circuito de apresentações é promovido pelo Instituto Pietro, fundado e presidido pelo ex-deputado Beto Albuquerque.

Antes da apresentação Beto conversou com os estudantes sobre a importância de ser doador de medula óssea, lembrou do drama vivido por seu filho, o jovem Pietro, que descobriu ser portador de leucemia, e faleceu em 2009, aos 19 anos, após uma intensa luta contra a doença. Pietro enfrentou essa situação em uma época em que a doação de medula óssea ainda era pouco difundida, cenário que hoje é diferente.

A história de Pietro serviu como inspiração para o espetáculo que retrata a vida de André, personagem que após ser diagnosticado com leucemia dá início a sua jornada por um transplante de medula óssea.

“Eu sempre digo que a arte, a cultura e o cinema têm muito mais chances de explicar coisas complexas com facilidade, e essa é a proposta da peça “Doador do Futuro”: uma forma lúdica de tratar de um assunto muito sério que atinge mais de 12 mil pessoas todos os anos, além de formar influências positivas que levem essa mensagem para mais pessoas”, detalha o ex-deputado federal.

O presidente do Instituto Pietro Albuquerque lembra que o cadastro para doador de medula óssea pode ser feito no Hemocentro de Caxias do Sul por qualquer pessoa com idade de 18 a 35 anos.

Outras duas edições do espetáculo irão acontecer em Caxias: na quarta (04) a partir das 14h no Auditório do SESC, e na quinta (05) em duas seções, às 10h e 14h, na Escola Raquel Grazziotin.