Ex-vice-prefeito sugere designar representante para defender diariamente interesses da cidade na capital federal
“Não é de hoje que defendo a necessidade de nossa cidade manter em Brasília de forma permanente, um Escritório de Representação. Fixar na Capital Federal, tipo um Secretário Especial que centralize e acompanhe e defenda diariamente os interesses de Caxias junto as Instituições Federais: Ministérios, Secretárias, Bancos de Fomento, na Câmara Federal e no Senado e junto ao Judiciário.
O Brasil, hoje, se constitui num estado unitário e centralizado. Tudo, financeiramente (recursos orçamentários), passa por Brasília: Emendas Parlamentares, Recursos a Fundo Perdido, Recursos para Infra-Estrutura, Educação, Saúde, Cultura, Esportes, Turismo, Habitação, Segurança Pública e outros. Temos que aprender com os Estados do Norte/Nordeste, que dia sim, dia não, seus representantes permanecem em Brasília disputando projetos, recursos e fazendo pressão política.
À época do então Prefeito Sartori, chegou-se a manter um CC em Brasília, que perambulava pelos Ministérios, buscando informações, marcando agendas para visitas do Prefeito e Secretários e encaminhando demandas, protocolando e acompanhando a tramitação de projetos, fator muito importante na conquista pela cidade de recursos nas áreas sociais, de urbanização, cultura e esportes, entre outros.
O Estado do Rio Grande do Sul a tempos mantém um Escritório de Representação, mas que defende os interesses gerais do estado. Caxias pela sua dimensão, segunda maior cidade do estado, com muitos problemas a superar, não pode menosprezar a importância desse tipo de ação institucional. Quem sabe o próximo prefeito a ser eleito nesse ano, tenha isso como proposta a ser concretizada. Segue o baile.“