O reconhecimento, proposto pelo vereador Alberto Meneguzzi, se voltou à sua atuação, na promoção da cultura italiana
O mais novo Cidadão Caxiense atende por Ladir Brandalise, que recebeu a placa da Câmara Municipal, em sessão solene da noite desta quinta-feira (31/08), realizada no plenário da Casa. O comunicador e músico foi reconhecido pela sua atuação, na promoção da cultura italiana. Na data de hoje, o homenageado está completando 58 anos de vida. Na condução da cerimônia, estava o presidente do Legislativo, vereador Zé Dambrós.
Proponente da homenagem, o vereador Alberto Meneguzzi pronunciou-se em nome do Parlamento. Enalteceu o amor incondicional de Ladir pela italianidade. Ressaltou que o reconhecimento se dá às vésperas dos 150 anos da colonização italiana, no Rio Grande do Sul, que serão completados em 2025.
Meneguzzi contou que, em conversa com o agraciado da noite, soube que, quando criança, ele caminhava em torno de cinco quilômetros, para ir à missa, e que participativa de filós (momento cultural típico com música, polenta e vinho). “Logo, cedo, ele se despertou pelo amor à música e à arte. Até hoje, faz de Caxias um lugar melhor para se viver”, enfatizou. O parlamentar citou, ainda, a lei 8.208/2017, que instituiu a Língua Talian como o segundo idioma do município, sendo oficial a Língua Portuguesa, a partir de projeto de iniciativa do ex-vereador Gustavo Toigo.
Depois de receber do presidente Dambrós e do vereador Meneguzzi a placa, por meio da qual passou a ser Cidadão Caxiense, Ladir Brandalise se dirigiu à tribuna. Ostentou a camisa que trajava, com o logotipo do Girotondo, grupo tradicionalista italiano do qual é músico.
Brandalise ressaltou a emoção da sua família, diante da honraria. “Nasci em 1965, ano da pior nevasca da região. A história da imigração é difícil. Pensem: largar tudo, inclusive a própria família, para ir à América, com o objetivo de buscar trabalho e matar a fome”, afirmou.
Em seguida, coube a Cristina Mioranza fazer uma breve manifestação. Ela preside COMITES-RS, o Comitê dos Italianos no Exterior, circunscrição Rio Grande do Sul, vinculado ao Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre. “Ladir é multifacetado, artista, comunicador, defensor de nossas raízes. Cidadão italiano, é conselheiro do COMITES, órgão voltado a manter os laços que unem o Brasil com a Itália. Que o seu talento siga encantando gerações e aumentando a paixão pela cultura italiana”, ressaltou.
O prefeito municipal, Adiló Didomenico, lembrou que os músicos atravessaram muitas dificuldades durante a pandemia da Covid-19 e que, agora, passam por um processo de recuperação. Para ele, Ladir simboliza a solidariedade da vida em colônia, a partir dos imigrantes. “Uma tia que ajudou a minha mãe a nos criar só falava em italiano. A nossa região protagonizou o maior exemplo de reforma agrária, na qual o colono teve que pagar por cada pedaço de terra”, comentou.
Saiba mais sobre o homenageado
Ladir Brandalise nasceu em 31 de agosto de 1965, em São Jorge, município pequeno, emancipado de Nova Prata (RS). Filho de agricultores, cuja propriedade se localizava no meio de duas capelas: uma chamada de Paiol de Pedra; a outra de Paiol Queimado.
O artista possui descendência italiana. É apresentador na Rádio Imperial, de Nova Petrópolis. Aos sábados, conduz o programa Girotondo. Aos domingos, comanda o Nostragentchê, sempre divulgando a música Talian e abrindo espaço para que corais e grupos típicos possam ser ainda mais reconhecidos.
Ladir já foi diretor do Centro de Cultura Henrique Ordovás Filho. É formado em Relações Públicas. Atua como vocalista do Grupo Girotondo. Fez vocal no Grupo Sul Paion.
Fonte: Imprensa Câmara Caxias
Últimas notícias