Beltrão quer explicações sobre limpeza e manutenção de banheiros públicos

Parlamentar socialista encaminhou pedido de informações com 18 questionamentos à prefeitura

O vereador Rodrigo Beltrão/PSB protocolou na tarde desta terça-feira (20/10), pedido de informações à prefeitura sobre a condição dos banheiros públicos do município. O requerimento contém 18 questionamentos que buscam esclarecer o motivo pelo qual esses locais exalam mau cheiro, apesar de possuírem gestão de limpeza executada por uma empresa terceirizada, Adalma Zeladoria Ltda, e também pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA).

O forte odor é motivo de reclamações da comunidade, visto que os sete banheiros públicos do município estão situados em pontos de intensa circulação de pedestres. A gestão de limpeza de quatro deles – os da Praça João Pessoa, Monumento Imigrante, Parque Getúlio Vargas e Lagoa do Rizzo –  cabe à Adalma Ltda e os outros três – localizados na Praça Dante Alighieri, Praça da Bandeira e Parque Cinquentenário –  são de responsabilidade da SEMMA.

Entre os questionamentos encaminhados por Beltrão, está a quantidade correta de trabalhadores que exercem essa função; quais são os materiais utilizados para a limpeza; se existe algum treinamento específico para os trabalhadores da área lidarem com o público; como é feita a fiscalização dos trabalhos e se existem cuidados específicos sendo adotados para o período da pandemia.

No requerimento, Beltrão ainda solicita à prefeitura um relatório do número de estruturas danificadas no interior dos banheiros, como pias quebradas, torneiras estragadas, vasos sem tampa, mictórios interditados, lâmpadas queimadas, ralos entupidos e portas rachadas ou enferrujadas.

Após a aprovação em plenário, a Prefeitura terá prazo de 30 dias para responder aos questionamentos encaminhados pelo parlamentar.

Lista de questionamentos encaminhados ao município:

1 – Qual a rotina de limpeza dos banheiros?

2 – Quantos servidores e funcionários cuidam de cada banheiro público?

3 – Quais são os materiais de limpeza e higiene e como são disponibilizados para a limpeza dos banheiros públicos?

4- Qual a frequência de limpeza das lixeiras, pois o cheiro e a aparência dos mesmos é lamentável.

5 – Por que há acúmulo de sujeira nos acessos dos banheiros? De quem é a responsabilidade da varrição em frente a entrada dos mesmos?

6 – Segundo relatos recebidos por este gabinete, quando os responsáveis pelos banheiros são questionados por usuários com dúvidas ou solicitando informações, geralmente as respostas são truculentas e mal educadas. Existe algum treinamento para esses servidores/funcionários em como atender aos usuários, tendo em vista que todos estão com salário em dia, não havendo aparente motivo para esse tipo de tratamento, já que nossa cidade recebe muitos turistas e já foi a capital da cultura?

7 – Existe algum tipo de vistoria/supervisão dos trabalhos prestados pelos trabalhadores que cuidam dos banheiros públicos da cidade? Se existe, quando e como é feito? Se não existe, fica a sugestão, pois traria qualidade a prestação do serviço público em questão.

8 – Se os banheiros são limpos e cuidados da forma correta, porque os mesmo estão exalando um cheiro fétido e pútrido?

9 – Qual o prazo será dado tanto para a empresa, quanto para os servidores para que este serviço seja melhorado? E como será feito isso?

10 – Quantos banheiros públicos masculinos tem fraldários para troca dos bebês? Os que não têm, tendo em vista que, cada vez mais o papel dos pais são dividos com as mães, qual a possibilidade de receberem fraldário na parte interna dos mesmos ou em área comum para que pais/mães possam utilizar?

11 – Existe um levantamento por parte da Prefeitura em relação aos banheiros públicos cuidados por servidores/funcionários da empresa Adalma, sobre a conservação dos mesmos?

12 – Quantas pias quebradas, torneiras estragadas, vasos sem tampa, mictórios interditados, lâmpadas queimadas, ralos entupidos, portas rachadas/enferrujadas, maçanetas/fechaduras danificadas existem em todos os banheiros públicos de Caxias do Sul, e quando serão feitos os consertos?

13 – Quais banheiros públicos tem espelhos? Considerando que nos banheiros de nossas residências, shoppings, restaurantes, bares, e empresas possuem espelhos e qual a possibilidade dos mesmos disponibilizarem espelhos aos usuários?

14 – Algum banheiro público está fechado em virtude da pandemia? Qual? Quais estão em funcionamento?

15 – Qual horário de funcionamento dos banheiros neste período do COVID-19 ?

16- Qual horário de funcionamento dos banheiros no período normal?

17 – Quais medidas de proteção estão sendo tomadas em relação ao COVID-19, para funcionários, servidores e usuários? Há alguma supervisão para que seja verificado se de fato está sendo posto em prática as orientações de saúde?

18 – Considerando que o movimento de pessoas no Parque Getúlio Vargas – Parque dos Macaquinhos – é intenso, principalmente nos finais de semana, é possível ampliar o horário de funcionamento até as 20h, para evitar que os usuários urinem e defequem no parque, pois os banheiros são fechados as 19h, justamente no horário de maior movimento.

Fonte: Câmara Caxias do Sul

outubro