Beltrão promove encontro para discutir Canil Municipal

O encontro contou com Executivo, Legislativo, ONG’s de animais e representantes da AMOB Galópolis e girou em torno da permuta do novo local do Canil Municipal

A reunião ocorrida no dia 11 de setembro na sala de reuniões da Presidência da Câmara Municipal mediada pelo Vereador Rodrigo Beltrão/PSB, teve como objetivo a entrega e discussão do manifesto da PAC – Proteção Animal Caxias e SOAMA que trata a respeito da construção/permuta do terreno do Canil Municipal.

O encontro contou com a presença do Vice – Prefeito Elói Frizzo, do Sec. Meio Ambiente Nério Susin, do Responsável do Departamento Bem-Estar Animal da SEMMA Paulo César R. Santos, representando a PAC Cátia Geisch e Simone Vieira pela Soama Fernanda Juliana e Natasha Valente, os representantes da AMOB de Galópolis Mara Pinto e José Antonioli, e os apoiadores Taís Gatelli e Leandro Angonese.

O Vice-Prefeito expôs a atual situação do município, que se encontra sem recursos disponíveis, isto em boa parte devido à pandemia e também a conjuntura deixada pela antiga administração do Poder Executivo. “A permuta do terreno seria bom negócio para a Prefeitura” finalizou.

Os Representantes da AMOB Galópolis apresentaram suas ressalvas quanto a localização do canil na região, levantando alguns pontos em questão: a perturbação sonora causada pelos animais, a desvalorização dos terrenos dos moradores devido a presença do canil, bem como a preocupação com a parte ambiental sobre a destinação dos dejetos, pois no local em questão há vertentes de água e natureza intocada. Os representantes queixaram se de não terem sido consultados em nenhum momento para a participação/elaboração do projeto.

O Secretário Municipal do Meio Ambiente destacou itens do projeto tais como: Sistema de esgoto, replantio da mata nativa, caso necessário e a proteção dos mananciais de água bem como informou que a elaboração do projeto foi realizada com base em pareceres técnicos. Ao final de sua fala Secretário Nério J. Susin enfatizou que:  “se não for agora, não será mais”,  o que causou certo constrangimento aos participantes da reunião.

Por sua vez a PAC e SOAMA, reiteraram  questionamentos expostos em seus manifestos e também solicitaram acesso ao projeto elaborado, uma vez que a Prefeitura através de seus representantes argumentaram não haver tempo hábil para alterações mas colocaram o mesmo a disposição para análise. As ONG’s também se mostraram bastante desprestigiadas em virtude de em nenhum momento terem sido consultadas sobre a elaboração do referido projeto. Já que as mesmas desempenham papel fundamental na causa animal em nossa cidade.

Por fim conclui-se pela solicitação de adiamento do referido projeto, uma vez que o mesmo irá passar pelo crivo de análise do órgão competente – Câmara Municipal – para somente depois torna-se exequível.

Rodrigo Beltrão/PSB encerrou a reunião destacando efusivamente a coerência político/social demonstrada no encontro ao assumir a responsabilidade de seguir com a reivindicações apresentadas pelos participantes.

Fonte: Câmara Caxias do Sul