Apoio à agroecologia é tema de ação da Comissão de Agricultura

Edi Carlos/PSB integrante da Comissão participou do encontro.

A produção de alimentos orgânicos, em Caxias do Sul, e demandas de agricultores foram os temas da ação promovida pela Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo (CAAPC), na tarde dessa quinta-feira (16/07). O vereador-presidente do grupo parlamentar, Arlindo Bandeira/PP, comandou os trabalhos.

Os vereadores Edi Carlos/PSB e Denise Pessôa/PT estiveram presentes ao encontro destacando a importância do produto orgânico, seja na saúde ou geração de empregos no campo. Os assessores dos vereadores Alceu Thomé/PTB e Gladis Frizzo/MDB estiveram presentes representando os parlamentares. Devido à pandemia da Covid-19, o evento foi fechado ao público. Porém, internautas puderam participar encaminhando questionamentos via redes sociais.

A engenheira agrônoma da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), Neiva Rech, afirmou que são poucas as iniciativas atuais e que a pasta está buscando melhorias na área da agricultura orgânica. Desde 2005, a Feira Ecológica tem sido a única iniciativa que de fato está sendo realizada. Entretanto, Neiva destacou que, desde o início de 2020, a técnica agrícola Andreia Fiorese tem cuidado especificamente da área de produção orgânica, além da Feira e de demandas dos produtores.

Por parte da SMAPA, a intenção, segundo Neiva, é reatar o diálogo com a administração da Feira Ecológica para que haja um apoio maior por parte do Município para/com os produtores dos orgânicos.

A presidente do EcoCaixas, Andrea Basso, afirmou que, atualmente, a questão da produção orgânica não recebe a atenção devida. Andrea destacou que, na sua visão, Caxias do Sul demonstra estar em retrocesso na questão da agroecologia se comparada com outras cidades do Brasil e do mundo. A falta de assessoria do Poder Executivo é um dos principais agravantes, sem citar as dificuldades causadas pela falta de profissionais preparados para trabalharem com agroecologia.

Representando a Feira Ecológica, Eunice Angelina Pagnoceli destacou que os alimentos orgânicos produzidos por agricultores caxienses, são de qualidade e não são caros, desmistificando de que esses alimentos custem muito mais do que os vendidos em supermercados.

Dalvan Sommer, engenheiro agrônomo da empresa ASSTEC Serra, pontuou a importância da produção de alimentos orgânicos, mas destacou que, às vezes, existe certo receio por parte dos agricultores, já que alguns ainda preferem trabalhar com agrotóxicos.

Ao final, Bandeira agradeceu a presença dos convidados e a abertura da Secretaria para tomar iniciativas que ajudem tanto produtores quanto produtos orgânicos. Além do presidente Arlindo Bandeira, integram a comissão os vereadores Alceu Thomé/PTB, Edi Carlos/PSB, Gladis Frizzo/MDB e Velocino Uez/PTB.

Fonte: Câmara Caxias do Sul

454b592da8576e2f1e453fb248c9e121