Alckmin: Reforma tributária vai reduzir custo Brasil e aumentar competitividade da indústria

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou que a reforma tributária será essencial para o desenvolvimento da indústria brasileira, em discurso durante evento da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), na noite de terça-feira (31).

Ele avaliou o setor como “supertributado” e disse que a reforma “vai desonerar completamente o investimento e a exportação porque ela acaba com a cumulatividade”. “Muito mais que incentivos, queremos condições para competir e entregar ao Brasil o que só a indústria pode entregar: mais empregos de alta qualidade, inovação e inserção nas cadeias globais de produção”, declarou.

Durante o evento, o vice-presidente destacou que a reforma tributária “faz o PIB crescer e traz eficiência econômica” e que “os estudos mostram que ela pode em 15 anos elevar 12% o PIB, reduzindo o Custo Brasil e melhorando a competitividade”.

A reforma está sob a análise do Senado e o relator na Casa, Eduardo Braga (MDB-AM), apresentou um parecer com mudanças ao texto aprovado pelos deputados, o que deve fazer com que a Câmara volte a analisar o texto.

Geraldo Alckmin, que também é ministro da Indústria, Comérico e Serviços (MDIC), ainda declarou que o Executivo tem feito esforços com o Congresso para desburocratizar e impulsinar a chamada economia verde. Ele disse que o objetivo é transformar o Brasil em líder mundial de desenvolvimento sustentável.

Taxa de juros

Sobre a nova taxa básica de juros, que deve ser anunciada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) nesta quarta-feira (1), o vice-presidente da República disse esperar uma queda mais acelerada do índice. “Os juros estão caindo. Amanhã esperamos que caiam mais ainda. E precisa cair mais depressa. O câmbio está competitivo, é um câmbio que ajuda”.