Sexto suplente do PSB, o parlamentar é secretário-geral da UAB e tem fortes ligações com o movimento comunitário
O 6º suplente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Adam Rech, foi empossado como vereador da Câmara Municipal de Caxias do Sul, no início da sessão ordinária desta terça-feira (25/03), em plenário, com o juramento à Lei Orgânica do Município. Nas eleições de 2020, Adam obteve 707 votos.
No período em que estiver no exercício do mandato parlamentar, Adam antecipa que se dedicará a contribuir com a produtividade legislativa. “Pela experiência no assessoramento parlamentar e na vida comunitária, acredito que poderei ajudar na defesa dos bairros e na solução de problemas da cidade”, destaca.
Hoje com 36 anos de idade, caxiense e nascido em 28 de agosto de 1987, é casado com Vanessa e pai de Sofia (12 anos) e Isis (6 anos). Por meio dos pais, Anilton e Vera, lideranças comunitárias da Zona Oeste de Caxias, o futuro parlamentar tomou gosto pela política e pelo comunitarismo. Desde 2022, Adam é secretário-geral da União das Associações de Bairros (UAB). Lembra que, de 2002 a 2003, o pai esteve na Presidência da Associações de Moradores (AMOB) do Loteamento Mariani. A mãe foi a primeira presidente do Círculo de Pais e Mestres (CPM) da Escola Paulo Freire, localizada no Mariani.
Antes de assumir atribuições no âmbito do Legislativo caxiense, Adam integrou a Seleção Gaúcha de Canoagem (2002-2005), tendo sido campeão Brasileiro da categoria Júnior em 2004. De 2006 a 2010, como soldado do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (GAAAe), atuou no controle e na fiscalização de materiais do Exército.
Na iniciativa privada, entre outras atividades, trabalhou como garçom, metalúrgico e representante comercial. A sua trajetória inclui formação em tecnólogo em Processos Gerenciais, pela Uniftec.
Há 15 anos filiado ao PSB, o futuro vereador acumula passagens pelo próprio Parlamento local. De 2016 a 2019, exerceu o cargo de assessor político do ex-vereador Edio Elói Frizzo (também, ex-vice-prefeito caxiense e ex-presidente da Câmara). As eleições municipais de 2020 caracterizaram a sua primeira candidatura a mandato eletivo, quando alcançou a suplência de vereador.
De 2021 a 2022, assessorou a Comissão de Legislação Participativa e Comunitária. Em 2023, a assessoria prestada aconteceu junto à Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação. Até o início de março deste ano, era assessor político no gabinete do vereador Gilfredo De Camillis/PSB.
Adam substitui o 4º suplente da sigla, Nelson Acioly, que ocupava a cadeira desde o último dia 5 de março, e se licenciou do mandato para assumir cargo na Administração Municipal. O 5º suplente, o ex-vereador Rodrigo Beltrão, desistiu de assumir a função. A titularidade da vaga compete ao vereador licenciado Wagner Petrini, hoje secretário municipal da Habitação.
Últimas notícias