Mutirões para retirada de fios obsoletos recolhem seis toneladas em Caxias do Sul

O secretário da Gestão Urbana, Rodrigo Weber, vereador licenciado do PSB, destaca que os mutirões já retiraram seis toneladas de fios obsoletos das ruas de Caxias do Sul.

Os mutirões para retirada de fios obsoletos dos postes em Caxias do Sul serão retomados na próxima semana. A informação foi confirmada pelo secretário municipal da Gestão Urbana, Rodrigo Weber, em entrevista à Rádio Gaúcha Serra.

Segundo o secretário, as ações tiveram início ainda no ano passado, a partir de diálogo com o Ministério Público, e resultaram na realização de um mutirão em setembro. Em seis meses de trabalho, foram recolhidas aproximadamente seis toneladas de fios inutilizados das vias públicas do município.

A sequência das operações acabou sendo interrompida por fatores operacionais e climáticos. Em outubro, os dois caminhões utilizados nos mutirões apresentaram problemas mecânicos, impossibilitando a continuidade dos serviços. Já em novembro, as equipes estavam mobilizadas nas ações do programa Brilha Caxias, enquanto em dezembro as chuvas frequentes dificultaram a execução dos trabalhos.

Com a retomada prevista para os próximos dias, a Secretaria da Gestão Urbana está reorganizando as ações em conjunto com as empresas envolvidas. Weber destacou que o município pretende avançar na responsabilização da concessionária de energia elétrica. “Como a RGE é a locatária dos postes utilizados pelas operadoras de telefonia e internet, estamos trabalhando para que ela se responsabilize por essa situação”, afirmou.

Os mutirões têm como objetivo reduzir a poluição visual, aumentar a segurança da população e organizar a fiação aérea da cidade, a partir da retirada de cabos sem uso acumulados ao longo dos anos.