Proposta de incluir o evento regional ou estadual na legislação oficial partiu da prefeitura por indicação do vereador Camillis, passou na sessão desta terça-feira (20/06) e retornará a plenário
A Exposição Regional ou Estadual de Orquídeas que já ocorre em Caxias do Sul poderá constar no Calendário Oficial de Eventos do Município de Caxias do Sul, caso o projeto de lei 60/2023 for aprovado. O texto de autoria do Executivo caxiense passou em primeira discussão nesta terça-feira (20/06) e voltará a plenário para votação final.
Na exposição de motivos da matéria, o prefeito Adiló Didomenico/PSDB informa que a proposta de incluir o evento na legislação oficial partiu de indicação do vereador Gilfredo De Camillis/PSB. Pelo texto, a iniciativa ocorrerá anualmente e, quando acontecerem a Festa das Colheitas e a Festa da Uva, deverá ser realizada no mesmo período e local.
O PL ressalta que a organização é de responsabilidade das seguintes unidades: Orquidófilos Reunidos de Caxias do Sul (O.R.C.A), Comissão da Festa da Uva, Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) e a Secretaria do Turismo (Semtur). “Caxias do Sul já é reconhecida como polo de produção de orquídeas. São dezenas de orquidários atuando em diversas frentes de mercado, inclusive com volume expressivo de vendas para o exterior”, pontua o chefe do Executivo, considerando o movimento econômico do segmento para a cidade.